Header Ads

Ministro de Cabo-Verde ARRASA Rita Pereira após dizer que crianças morrem à fome


Tudo começou na passada terça-feira. Rita Pereira foi contactada pelo cantor cabo-verdiano Nelson Freitas, que lhe disse que em Cabo Verde há crianças a morrerem à fome. A atriz não pensou duas vezes e utilizou a conta que gere na rede social Instagram para pedir aos fãs uma ajuda financeira: “Se vocês puderem ajudar só com um eurozinho…“.
Já esta quinta-feira, Abraão Vicente, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, respondeu à artista através de um outro meio digital, a rede social Facebook. Segundo ele, “ninguém está a morrer de fome em Cabo Verde”. E utilizou a história para lhe explicar isso mesmo.

Continuar a ler

Leia aqui o comunicado na íntegra:

Querida Senhora Rita Pereira, estou muito sensibilizado com o seu vídeo e a sua preocupação com Cabo Verde. Mas quero que saiba que ninguém está a morrer de fome em Cabo Verde. Quero que saiba que fome é um tema muito sensível para os cabo-verdianos e agradecíamos que não se tocasse nele assim de forma tão superficial.
Caso não saiba, Cabo Verde, ao longo da sua história, passou, de facto, por vários ciclos de fome e morte. Ficamos marcados pela perda e pelo desaparecimento de famílias e gerações. Da segunda metade do século XVIII (18) aos anos 50 do século XX (20) calcula-se, por alto, que terão morrido mais de 120 mil cabo-verdianos de fome. Entre os anos de 1854-56, cerca de 25% da população do arquipélago morreu, também devido à fome. As fomes de 1941-43 e 1947-48 mataram cerca de 45 mil pessoas. Entre 1946-48, a ilha de Santiago perdeu 65% de sua população quer pela fome, quer pela emigração em massa, nomeadamente para São Tomé.
Posto isso, e peço ajuda ao nosso conterrâneo Nelson Freitas (que com certeza tinha as melhores das intenções), que lhe passe a seguinte mensagem: é certo que ainda temos pobreza, temos famílias que precisam de auxílio do estado e da comunidade, mas podemos dizer taxativamente que, após a independência de Cabo Verde (1975), graças a um esforço coletivo do nosso povo, dos nossos emigrantes e dos nossos parceiros internacionais conseguimos erradicar essa fome que mata crianças e velhos e que deixa cicatrizes na pela da nação.
Sem mais, envio-lhe um abraço em nome de todos os cabo-verdianos e peço-lhe que retire o vídeo onde diz que há crianças a morrer de fome em Cabo Verde. Cuide-se, use máscaras ao sair de casa e, mais uma vez, obrigado pela sua preocupação“.
Com tecnologia do Blogger.
Big Brother 2020 - Reality Show - BB2020 - BB 2020 - Sondagem BB2020 - Sondagem Big Brother 2020